domingo, 18 de dezembro de 2016

AGORA...JÁ É PENTA!


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva virou réu pela quarta vez, agora com a denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal na semana passada, pela qual Lula é acusado dos crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa no âmbito da Operação Zelotes e aceita pela Justiça Federal de Brasília.

Além de Lula, também viraram réu o filho dele, Luis Cláudio, e dois empresários, Mauro Marcondes e Cristina Mautoni. A decisão é do juiz Vallisney de Souza Oliveira.


A denúncia aponta a atuação de Lula ao interferir na compra de 36 caças do modelo Gripen pelo governo brasileiro e na prorrogação de incentivos fiscais destinados a montadoras de veículos por meio da Medida Provisória 627. 

Acontecimentos que ocorreram quando era presidente a petista Dilma Rousseff.

Quando a denúncia foi oferecida, os advogados de Lula acusaram o Ministério Público de transformar a denúncia em um "espetáculo midiático", negaram irregularidades cometidas por ele e o filho Luís Cláudio e disseram que a denúncia era "fruto de novo devaneio".


Hoje, Segunda Feira, é aceita a quinta ação penal aberta contra Lula, a terceira em processos relacionados à Lava Jato. Além disso, ele também é réu nas Operações Zelotes e Janus. Lula foi indiciado pelo crime de corrupção passiva, enquanto as demais pessoas citadas foram indiciadas por lavagem de dinheiro. As investigações são um desdobramento das apurações envolvendo a atuação de Palocci como um dos responsáveis por intermediar os interesses da Odebrecht no governo federal e distribuir propinas ao PT.


Vamos recordar as outras acusações em que Lula é réu:


1 - Na primeira ação em que se tornou réu, em julho, Lula será julgado pela Justiça Federal do Distrito Federal pelas acusações de que teria tentado obstruir investigações da Operação Lava Jato para evitar a colaboração premiada do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.


2 - A segunda ação em que Lula virou réu, em setembro, diz respeito a  vantagens indevidas recebidas na construção e reforma de um apartamento tríplex do Guarujá (SP) e no pagamento do armazenamento do acervo pessoal do ex-presidente, ambas custeadas pela construtora OAS numa soma de R$ 3,8 milhões. 

Conforme a denúncia, Lula seria o dono real do imóvel, o que ele nega. Ele será julgado pelo juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pelos processos em primeira instância da Lava Jato.

3 - Em outubro, o ex-presidente virou réu pela terceira vez. Neste processo criminal, que também tramita na Justiça Federal do Distrito Federal, Lula é acusado de praticar delitos entre os anos de 2008 e 2015, de acordo com denúncia do MPF (Ministério Público Federal), que afirma que os crimes envolvem a liberação de empréstimos do BNDES para financiar obras da construtora Odebrecht em Angola!



REAGE BRASIL!


Fontes: Uol Noticias e G1 da Globo.


Um comentário:

  1. Blog meio fraquinho... diz-se que fala sobre política, quando, na verdade, fala apenas do PT, assim como se diz contra a corrupção, mas fala apenas do juiz Sérgio Moro investigando o PT. Esse blog não é de política, é de anti-petismo. Seja contra o PT, eu sou, mas eu sou, de fato, contra a corrupção que existe nos outros partidos, inclusive perdi a admiração por Moro pelo envolvimento dele com Aécio Neves... uma decepção!

    ResponderExcluir