quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

MAMANDO NAS TETAS DA LEI ROUANET

 Rombo de 30.000.000 (Trinta milhões de reais) está sendo investigado pela Polícia Federal que já indiciou 29 pessoas via Lei Rouanet.
Ação é decorrente da Operação Boca Livre, que desmontou corrupção em projetos culturais e  para PF, falta de fiscalização e desvios, permitiram mais de uma década de roubo aos cofres públicos.

Foram indiciados empresários, um advogado e executivos de grandes companhias,  laboratórios, montadora, farmacêutica e até banca de advocacia, por estelionato contra a União e associação criminosa. Alguns foram enquadrados também em falsidade ideológica.
A PF quer saber os valores exatos dos projetos aprovados, bem como quem foi que aprovou cada um deles e ainda se houve prestação de contas dos projetos aprovados.


Durante longo período os patrocínios eram aprovados, mas não passavam por auditorias, o que, segundo a PF, permitiu a ação de fraudadores. 
O relatório final sugere também, abertura de ação por improbidade administrativa para responsabilização de funcionários do MinC por  danos ao erário público e omissão.

É comum ver artistas brasileiros de renome nacional e até internacional que conseguem aprovações de projetos milionários com a lei, enquanto muitos que apresentam projetos pequenos e baratos raramente conseguem incentivo federal.

Uma lei que nasceu bem intencionada, com o passar do tempo foi sendo desvirtuada em sua finalidade, concentrando a distribuição de verbas de forma política e destinando-a a artistas que interessam ao governo por atuarem como garotos (as) propaganda camuflados.

O incentivo a cultura cuja proposta inicial era de financiar projetos de novos artistas e novas manifestações culturais, passou a ser destinado apenas a  artistas que levam milhões de reais e outros artistas já consagrados, que não precisariam da Lei mas que estão recebendo grandes fortunas.

A pura verdade é que para apoiar o partido que até então era governo (PT) e outros de esquerda, artistas consagradíssimos e até políticos mamavam e estão mamando nas tetas do Estado através da lei Rouanet, com projetos sem relevância artística e cultural.


REAGE BRASIL

Fonte - Revista Veja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário